Chineses negociam investimento de US$ 4 bilhões no setor de saúde do Ceará

O governo do Ceará assinou um memorando de entendimento com uma empresa estatal chinesa e com o banco de desenvolvimento do pais asiático, o China Development Bank (CDB), para captar um investimento de US$ 4 bilhões no setor de saúde do estado.

A destinação do investimento chinês seria em construções de hospitais públicos no Ceará, além de reformas em unidades já existentes e captação de equipamentos e medicamentos. Neste fim de semana, o governador do Ceará, Camilo Santana, viaja para a China. Entre os compromissos da agenda está uma reunião com representantes do CDB para tratar de investimentos para o estado.

A assinatura do memorando de entendimento entre o governo e os chineses serve como um acordo oficial em que as partes manifestam interesse no negócio. No entanto, ele ainda não tem a validade de um contrato, que seria o próximo passo da negociação ainda em andamento. O cronograma das obras e as condições de retorno para o investimento não foram definidos.

A empresa habilitada para viabilizar os investimentos é a Meheco Corporation, estatal chinesa da área de tecnologia na área da saúde. Fundada em 1984, a empresa tem 10 mil empregados em todo o mundo.

Roberto Jiao, gerente de projetos da Meheco, diz que a empresa está buscando contatos neste ano para fazer investimentos em diversos estados brasileiros, sendo o Ceará o primeiro a assinar o memorando de entendimento.

Segundo o governo cearense, os financiamentos e parcerias atingiriam não apenas a saúde pública do estado, mas também obras no setor privado do Ceará. Um dos focos é o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), que terá como âncora a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

11 comments

  1. Normally I don’t read post on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to check
    out and do so! Your writing style has been surprised me.
    Thanks, very nice post.

  2. I’m extremely impressed with your writing skills as well as
    with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize
    it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to
    see a nice blog like this one these days.

  3. Hey There. I found your blog using msn. This is a very
    well written article. I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful information.
    Thanks for the post. I will certainly comeback.

  4. I’m really enjoying the design and layout of
    your website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Superb work!

Leave a Reply

Your email address will not be published.