ÁGUA PARA CAMPOS SALES: FORÇA TAREFA VAI INICIAR TRABALHOS DA ADUTORA ENTRE ARARIPE A CAMPOS SALES

Nesta quarta-feira  (20), o prefeito Moésio Loiola deu importante passo para amenizar a crise hídrica no município de Campos Sales. Reunido em Fortaleza com a direção da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará  (Gogerh), Cagece e a Superintendência Obras Hidráulicas  (Sohidra), Moésio assegurou dos dirigentes desses órgãos, a vinda da empresa Geohidro, especializada em perfuração de poços profundos para trabalhar na adutora de Araripe.  Geohidro inicia os trabalhos já nesta segunda-feira  (25), sob a coordenação do engenheiro Renan Castelo Branco, que possui vasta experiência no assunto e que já comandou perfurações de poços para Petrobras.
A determinação do presidente da Cogerh, João Farias é que  empresa contratada pelo estado possa levar para as torneiras dos campossalenses aproximadamente 70 mil litros/hora por meio da adutora de Araripe.
Na reunião também ficou decidido que a Cogerh irá promover em Campos Sales, alternativas para diminuir as consequências da seca. Entre essas ações foram citadas:                                                      1) Construção de Açude Águas Belas.
2) Transferência de Água do Rio São Francisco para adutora a ser instalada em Nova Olinda, dali seguindo para Potengi, Araripe e depois Campos Sales e Salitre. Esse projeto a ser realizado a médio prazo pelo estado.
3) Construção de adutora no mamoeiro ou canoas para abastecer a sede do município.
Além do prefeito Moésio Loiola e do presidente da Cogerh João Farias, estiveram presentes na reunião em Fortaleza, Zulene Almada, chefe de projetos hídricos; o engenheiro  Elano Lamartine Leão,  Guilherme Filgueiras, Antônio Carlos Bertoline e Irabson Mota Cavalcante. Irabson é o geólogo que está realizando a marcação dos poços profundos no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published.