Ventos de até 48km/h reduzem sensação térmica no Ceará

A temporada de ventos fortes trouxe também a sensação de friozinho a Fortaleza. Na manhã desta quinta-feira (2), os termômetros marcaram 23º C; nos dias anteriores, a temperatura mais ainda mais baixa, chegando a 20º C.

Nas últimas 24 horas, Fortaleza chegou a registrar rajadas de 38,5 km/h e Guaramiranga, 48,9 km/h, sendo este o maior registro do estado entre ontem e hoje.

A leve chuva ocorrida na capital cearenses nos últimos dias em Fortaleza também contribuiu para o tempo agradável.

A precipitação ocorreu devido a uma instabilidade atmosférica no Nordeste Brasileiro, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

O mesmo acontece em algumas cidades do cariri oeste. Em Campos Sales, a população teve que retirar os agasalhos do armário para pode prestigiar as festividades do município.

Rajadas de vento

O período em que os ventos são mais fortes no Ceará, iniciado no fim de junho, traz rajadas de até 50 km/h. “Quando passam dos 50 km/h, eles podem provocar ondas mais altas e mover árvores de grande porte, por exemplo”, avisa a Funceme.

“O vento mais forte dá uma sensação térmica e agradável pra gente, inclusive de um pouquinho de frio. Ele ajuda a retirar o calor da nossa pele, então facilita essa sensação de frio apesar de a temperatura não ser tão baixa”, explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Os ventos podem aumentar as chances de contágio de doenças respiratórias, por isso a população deve ficar atenta

Fonte:G1/Karirioeste